• Quem somos
  • Órgãos sociais
  • Relatório de Contas

Do hospital para casa

Reconstruímos vidas de crianças, dentro e fora dos hospitais

Todas as crianças e todos os jovens que se encontrem desnecessariamente hospitalizados por razões eminentemente sociais têm direito a beneficiar de uma estrutura de apoio que lhes permita melhorar a sua qualidade de vida, acelerar o regresso à família e sonhar com a possibilidade de recuperar em pleno os seus projetos de vida.

Fundação do Gil

A Fundação do Gil existe desde 1999 e tem como missão a reintegração na família, e na sociedade, de crianças e jovens que por razões diversas se encontram em risco clínico, social emocional e por isso se encontram indevidamente hospitalizadas por períodos prolongados.

Para assegurar esse objetivo, desenvolveu e trabalha em três projetos base, todos eles pioneiros, no âmbito das respostas sociais entre a saúde e o regresso a casa.

Três grandes projetos

Apoio ao DomicílioVer Mais

A Fundação do Gil desenvolveu um projeto pioneiro de apoio à reinserção de crianças doentes crónicas hospitalizadas, nos seus ambientes familiares de origem.

As UMAD – Unidades Móveis de Apoio ao Domicílio, são carrinhas que apoiam em permanência, crianças doentes crónicas, ou com fragilidade clínica, nas suas casas. Funcionam em parceria com hospitais portugueses e abrangem vários distritos do país.

Casa do Gil Ver Mais

A Casa do Gil recebe crianças provenientes de hospitais, que se encontram em risco clínico ou social e é o único Centro de Acolhimento Temporário com cuidados pós-hospitalares, 24 horas por dia.

Com uma média de acolhimento de seis meses, cada criança é acompanhada por uma equipa multidisciplinar, responsável pela estruturação das condições necessárias à sua reintegração social.

Dia do GilVer Mais

O Dia do Gil apoia emocionalmente crianças hospitalizadas, com atividades que as liguem ao exterior. Todas as semanas, a Hora do Conto, a Hora da Música ou a Hora da Descoberta, enchem de cor e alegria 20 núcleos pediátricos nacionais.

É o primeiro projecto com presença regular nas pediatrias a nível nacional e trata-se de um programa de estímulos emocionais que promove a capacitação do regresso à vida real, depois da passagem pelo meio hospitalar.

Recursos Humanos

A Fundação do Gil conta com um grupo de profissionais habilitados e especializados que asseguram diariamente, e de forma eficaz todos os projetos promovidos pela instituição.

A equipa é composta por 17 colaboradores permanentes, distribuídos pelas seguintes área de trabalho:

Total de colaboradores Nº de colaboradores
Administradora Executiva 1
Diretor Administrativo e Financeiro 1
Diretora de Marketing e Angariação de Fundos 1
Técnica de Comunicação e Marketing 1
Diretora Técnica da Casa do Gil 1
Assistente Social 1
Educadora Social 1
Auxiliar de Educação 1
Coordenadora Nacional Projeto UMAD 1
Coordenadora Nacional Projeto Dia do Gil 1
Técnica Superior Serviço Social 2
Administrativos 2
Motoristas 3

A Fundação do Gil tem 11 colaboradores do género feminino e 6 do género masculino, dos quais 12% realizaram mestrado, 53% são licenciados e 35% têm escolaridade igual ou inferior ao 12º ano.

Pode Telefonar

Pode ainda ligar para o n.º 760 100 330 (número de valor acrescentado cedido pela Optimus).
A chamada tem um custo total de 0,60€ + IVA, revertendo 0,50€ para a Fundação do Gil.

• Segurança Social

Viver e crescer num hospital

A Fundação do Gil surgiu quando o então presidente do Conselho de Administração da Parque Expo, António Mega Ferreira, foi convidado para fazer parte da Comissão de Honra de um Congresso no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, e tomou conhecimento da existência de crianças com vários anos de internamento – sem laços familiares ou com famílias que não tinham condições para garantir os tratamentos de que necessitavam.

Entretanto, já Guilherme Magalhães, administrador da Parque Expo, tinha defendido que o Gil fosse aproveitado e registado de forma a criar uma Fundação que tivesse um intuito social. Juntos acharam que aquele podia ser o caminho, procuraram o Ministro da Solidariedade Social, Eduardo Ferro Rodrigues, e com o seu apoio, a Parque Expo e o Instituto para a Segurança Social instituíram a Fundação do Gil.

A Fundação do Gil desenvolve três projetos base de apoio clínico, social e emocional a crianças.

Apoio ao DomicílioVer Mais

Casa do Gil Ver Mais

Dia do GilVer Mais

Órgãos sociais

No modelo de governação da Fundação do Gil os órgãos sociais são constituídos por um Conselho de Administração, uma Comissão Executiva, um Conselho Fiscal e um Conselho Geral.

Os Orgãos Socias da Fundação do Gil têm a seguinte composição:

Conselho de Curadores

• Dra. Maria Leonor Beleza (Vice-presidente)
  • Prof. Doutor Álvaro Laborinho Lúcio
  • Dra. Ana Sousa Dias
  • Comendador Manuel Rui Nabeiro
  • Dra. Maria de Belém Roseira
  • Dr. Rui Marques
  • Dra. Vera Pires Coelho

Conselho de Administração

• Rolando Borges Martins (Presidente)
  • Guilherme Magalhães (Vogal)
  • João Falcato (Presidente da Comissão Executiva)
  • Patrícia Boura (Administradora Executiva)
  • Silvia Ventura (Vogal)

Conselho Fiscal

• João Vieira de Almeida (Presidente)
  • J. Bastos, C. Sousa Góis & Associados, SROC, Lda. representada por Jaime Santos Bastos
  • Paulo da Costa Pinheiro

Documentos Oficiais

Consulte aqui os documentos oficiais referentes aos diversos ciclos de gestão anual que refletem o desempenho social e financeiro da Fundação do Gil. Para além dos Relatórios de Gestão e Contas, poderá ainda consultar os Planos de Atividades e Orçamento, os Relatórios de Atividade e os Regulamentos Internos.

Relatório de Gestão e Contas
Consulte aqui o Relatório de Gestão e Contas da Fundação do Gil 2008